Gostou do artigo? Compartilhe!

A carga oculta dos transtornos alimentares: compulsão alimentar e outros transtornos foram responsáveis pela maioria dos casos de transtorno alimentar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Anorexia nervosa1 e bulimia2 nervosa são os únicos transtornos alimentares incluídos no Estudo de Carga Global de Doenças, Lesões3 e Fatores de Risco (Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors Study - GBD) de 2019, mas o transtorno de compulsão alimentar periódica e outros transtornos alimentares especificados (OTAE) são mais prevalentes.

Este estudo, publicado pelo The Lancet Psychiatry, buscou estimar a prevalência4 e a carga do transtorno de compulsão alimentar periódica e OTAE globalmente e apresentar um caso para sua inclusão no GBD.

Leia sobre "Uma visão5 geral de alguns transtornos alimentares", "O que é compulsão alimentar" e "Como funciona o controle do apetite".

Foram obtidos estudos dos bancos de dados epidemiológicos do GBD 2019 de anorexia nervosa1 e bulimia2 nervosa, duas revisões sistemáticas que incluíram estudos com estimativas epidemiológicas de transtorno de compulsão alimentar periódica e OTAE, e consultou-se especialistas na área. Os estudos, publicados entre 1º de janeiro de 1998 e 1º de março de 2019, foram incluídos se relatassem prevalência4 diferente de zero de dois ou mais transtornos alimentares (anorexia nervosa1, bulimia2 nervosa, transtorno de compulsão alimentar periódica ou OTAE) e casos diagnosticados de acordo com o DSM-IV ou o DSM-5.

As proporções do total de casos de transtorno alimentar que preencheram os critérios diagnósticos para cada transtorno alimentar individual foram estimadas por meio de meta-regressão de rede e simulação usando estudos que relatam a prevalência4 de transtorno alimentar.

Os casos globais não representados no GBD 2019 foram estimados usando as proporções da simulação e a prevalência4 de transtorno alimentar do GBD 2019. Pesos de incapacidade para transtorno de compulsão alimentar periódica e OTAE foram estimados junto com anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs). As estimativas são apresentadas com intervalos de incerteza (UIs) de 95%.

54 estudos, dos quais 36 eram de países de alta renda, foram incluídos na análise. O número de casos de transtorno alimentar global em 2019 que não foram representados no GBD 2019 foi de 41,9 milhões (UI 95% 27,9-59,0) e consistia em 17,3 milhões (11,3-24,9) de pessoas com transtorno de compulsão alimentar periódica e 24,6 milhões (14,7-39,7) de pessoas com OTAE (vs 13,6 milhões [10,2-17,5] de pessoas com transtornos alimentares no GBD 2019).

Juntos, o transtorno de compulsão alimentar periódica e OTAE causaram 3,7 milhões (UI 95% 2,0-6,5) de anos de vida ajustados por incapacidade globalmente, elevando o total de anos de vida ajustados por incapacidade por transtorno alimentar para 6,6 milhões (3,8-10,6) em 2019.

O estudo concluiu que o transtorno de compulsão alimentar periódica e outros transtornos alimentares especificados foram responsáveis ​​pela maioria dos casos de transtorno alimentar e anos de vida ajustados por incapacidade em todo o mundo.

Esses achados justificam a inclusão do transtorno de compulsão alimentar periódica e OTAE em iterações futuras do GBD, o que trará a carga vivida por pessoas que vivem com esses transtornos à atenção dos formuladores de políticas com os meios para abordar essa carga.

Veja também sobre "Bulimia2 nervosa", "Anorexia nervosa1", "Anorexia6 mental" e "O que é uma alimentação saudável".

 

Fonte: The Lancet Psychiatry, Vol. 8, Nº 4, em 01 de abril de 2021.

 

NEWS.MED.BR, 2021. A carga oculta dos transtornos alimentares: compulsão alimentar e outros transtornos foram responsáveis pela maioria dos casos de transtorno alimentar. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1390535/a-carga-oculta-dos-transtornos-alimentares-compulsao-alimentar-e-outros-transtornos-foram-responsaveis-pela-maioria-dos-casos-de-transtorno-alimentar.htm>. Acesso em: 6 ago. 2021.

Complementos

1 Anorexia nervosa: Distúrbio alimentar caracterizado por uma alteração da imagem corporal associado à anorexia.
2 Bulimia: Ingestão compulsiva de alimentos, em geral seguida de indução do vômito ou uso abusivo de laxantes. Trata-se de uma doença psiquiátrica, que faz parte dos chamados Transtornos Alimentares, juntamente com a Anorexia Nervosa, à qual pode estar associada.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
5 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
6 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
Gostou do artigo? Compartilhe!