news.med.br
Pesquisadores do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, do Boston Medical Center, em Massachusetts, fizeram uma revisão da literatura para discutir os fatores associados ao ganho excessivo de peso durante a gestação com o objetivo de identificar alvos de intervenções futuras.   [Mais...]
No Brasil, cerca de 25% das mães apresentam sintomas1 de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê. É o que mostra uma pesquisa realizada pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde2 Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e publicada no Journal of Affective Disorders.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Com base em uma revisão das evidências disponíveis até o momento, foi publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM) o reconhecimento de uma relação causal entre a infecção1 pelo vírus2 Zika durante a gestação e o nascimento de crianças com microcefalia3 e outras anomalias cerebrais graves.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
   [Mais...]

Pesquisadores da Northwestern University Feinberg School of Medicine examinaram as concentrações de ocitocina1 no plasma2 e a gravidade dos sintomas3 da depressão no pós-parto (DPP) e acharam uma correlação entre níveis mais elevados desse hormônio4 e a maior gravidade dos sintomas3 de depressão pós-parto.
1 Ocitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
2 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
   [Mais...]

É mais provável uma mulher abortar se ela e seu parceiro consumirem mais do que duas bebidas com cafeína por dia durante as semanas que antecedem a concepção1, de acordo com um novo estudo de pesquisadores do National Institute of Health (NIH) e da Ohio State University. Da mesma forma, as mulheres que bebem mais de duas bebidas com cafeína por dia durante as primeiras sete semanas de gestação são mais propensas a sofrer um aborto. Já o uso de multivitaminas protege contra o abortamento2.
1 Concepção: O início da gravidez.
2 Abortamento: Interrupção precoce da gravidez, espontânea ou induzida, seguida pela expulsão do produto gestacional pelo canal vaginal (Aborto). Pode ser precedido por perdas sangüíneas através da vagina.
   [Mais...]

O Zika vírus1 pode ser transmitido de uma mulher grávida para o feto2. Houve relatos de um defeito de nascença grave chamado microcefalia3 e outras alterações em bebês4 de mães que foram infectadas com o vírus1 Zika durante a gestação.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Estudo divulgado pelo periódico Annals of Internal Medicine mostrou que a amamentação1 pode evitar o aparecimento da diabetes mellitus2 tipo 2 após uma gestação com diabetes gestacional3, principalmente quando o aleitamento materno4 é intenso e mais longo.
1 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
4 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
   [Mais...]

Pesquisa holandesa, com publicação online pelo periódico Pediatrics, estudou a associação entre o ganho de peso materno durante a gestação e no pós-parto e o ganho de peso da criança durante o seu crescimento.   [Mais...]
Grávidas diagnosticadas com câncer1 não precisam esperar para começar o seu tratamento; podem iniciá-lo imediatamente, sem se preocupar com os efeitos das medicações ou da radiação para seus bebês2 durante a gestação, segundo afirmam alguns especialistas em um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Um estudo, publicado pelo periódico Neurology, foi realizado com o objetivo de caracterizar aspectos demográficos e clínicos em grávidas que apresentam dor de cabeça1 aguda e de identificar características clínicas associadas à dor de cabeça1 secundária.
1 Cabeça:
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - Próximos » - >>
121 a 130 (Total: 189)
  • Entrar
  • Receber conteúdos