news.med.br
Homens tratados com terapia de privação androgênica (ADT) para câncer1 de próstata2 tiveram um risco significativamente maior de demência3 e outros distúrbios neurocognitivos, de acordo com uma metanálise de mais de 2,5 milhões de pacientes publicada no jornal científico Prostate Cancer1 and Prostatic Diseases. A magnitude do excesso de risco variou de 20% para demência3 a 66% para depressão. O risco de doença de Alzheimer4, demência3 vascular5 e doença de Parkinson6 aumentou significativamente entre os homens expostos à ADT em comparação com aqueles que não receberam terapia hormonal, incluindo aqueles com e sem câncer1 de próstata2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
4 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
5 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
   [Mais...]

O tempo de tela no início da vida foi associado a resultados sensoriais atípicos, mostrou um estudo observacional publicado no JAMA Pediatrics. As crianças que assistiram televisão ou vídeos aos 12 meses de idade tiveram um risco significativo, duas vezes maior, de um alto grau de não perceber estímulos óbvios (baixo registro) em comparação com aquelas que não passaram nenhum tempo na frente de uma tela. Essas crianças também eram significativamente menos propensas a ter um baixo grau de baixo registro, de busca de sensações e de evitação de sensações.   [Mais...]
Um medicamento recém-descoberto tratou infecções1 em ratos causadas por uma cepa2 de bactéria3 resistente à maioria dos antibióticos disponíveis, a Acinetobacter baumannii resistente aos carbapenêmicos (CRAB). Segundo o estudo publicado na revista Nature, o medicamento destrói a membrana externa dessas bactérias através do bloqueio do transporte do lipopolissacarídeo bacteriano da membrana interna até seu destino na membrana externa. Agora, a nova classe de antibióticos está sendo testada quanto à segurança em humanos.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
   [Mais...]

Apesar das preocupações recentes em contrário, a semaglutida (Wegovy, Ozempic) apresentou um risco menor de ideação suicida em pacientes com obesidade1 ou diabetes tipo 22, de acordo com análises retrospectivas das duas populações de pacientes, com publicação na Nature Medicine. Uma análise de 240.618 pacientes com sobrepeso3 ou obesidade1 mostrou que aqueles que tomavam semaglutida tinham um risco significativamente menor de ideação suicida em comparação com aqueles que tomavam medicamentos anti-obesidade1 não GLP-1 (0,11% vs 0,43%). Da mesma forma, uma análise de 1.572.885 pacientes com diabetes tipo 22 revelou que aqueles que tomavam semaglutida tinham um risco significativamente menor de ideação suicida em comparação com pacientes que tomavam outros medicamentos antidiabéticos (0,13% vs 0,36%).
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
   [Mais...]

Pessoas com anorexia nervosa1 podem ter maior probabilidade de serem madrugadoras, sugeriu um estudo de associação genética publicado no JAMA Network Open. Observando quase 17.000 casos com esse transtorno alimentar, a suscetibilidade genética para anorexia nervosa1 foi associada a um cronótipo mais matinal – ou uma preferência pela manhã. O mesmo aconteceu ao olhar na outra direção desta associação: os pesquisadores descobriram que ter uma suscetibilidade genética para o cronótipo matinal estava associado ao aumento do risco de anorexia nervosa1.
1 Anorexia nervosa: Distúrbio alimentar caracterizado por uma alteração da imagem corporal associado à anorexia.
   [Mais...]

O benefício da terapia antiplaquetária dupla (TAPD, ou DAPT) para um AVC isquêmico1 menor parece aplicar-se fora da janela de tempo de 24 horas e dos sintomas2 mínimos de AVC para os quais o tratamento é atualmente recomendado, com base nos resultados do ensaio clínico INSPIRES, relatados no The New England Journal of Medicine. Administrada dentro de 72 horas após o início de acidente vascular cerebral3 isquêmico1 leve ou ataque isquêmico1 transitório (AIT) de alto risco, a combinação de clopidogrel (Plavix) mais aspirina resultou em uma diminuição de qualquer novo acidente vascular cerebral3 em 90 dias em comparação com aspirina isoladamente (7,3% vs 9,2 %). A desvantagem foi a duplicação de hemorragia4 moderada a grave em 90 dias (0,9% vs 0,4%).
1 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

O uso de benzodiazepínicos durante a gravidez1 foi associado a um risco aumentado de aborto espontâneo, de acordo com um estudo nacional realizado em Taiwan, publicado no JAMA Psychiatry. O estudo de base populacional, caso-tempo-controle, de mais de 3 milhões de gestações, descobriu que o uso de benzodiazepínicos estava associado a um risco aumentado em 69% de aborto espontâneo. O risco aumentado estava presente tanto para os benzodiazepínicos de ação prolongada quanto para os benzodiazepínicos de ação curta.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

O diabetes tipo 11 (DM1) materno emergiu como o maior contribuinte para o risco de cardiopatia congênita2 (CC) da criança quando se considera o diabetes3 materno e o peso da mãe em conjunto, descobriu um estudo de coorte4 de base populacional finlandês, publicado no JAMA Network Open. As chances de ter um filho nascido com qualquer CC foram várias vezes maiores para mulheres com DM1 em comparação com mulheres sem diabetes3. Em grau mais fraco, o diabetes tipo 25 e o diabetes gestacional6 também foram associados a algum excesso de CC em recém-nascidos.
1 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
2 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
4 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
5 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
6 Diabetes gestacional: Tipo de diabetes melito que se desenvolve durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco da mãe desenvolver diabetes no futuro. O diabetes gestacional é controlado com planejamento das refeições, atividade física e, em alguns casos, com o uso de insulina.
   [Mais...]

Uma possível ligação entre um novo distúrbio do metabolismo1 do colesterol2 e a exposição pré-natal ao fentanil está sob investigação. A hipótese é que a exposição pré-natal ao fentanil possivelmente interfira no metabolismo1 do colesterol2, levando a achados semelhantes à síndrome3 de Smith-Lemli-Opitz (SLOS) em 10 bebês4. No entanto, os pesquisadores alertaram que a causalidade ainda não foi determinada no seu relatório, que foi publicado na revista Genetics in Medicine Open. Os bebês4 incluídos no relatório nasceram após uma gravidez5 complicada por múltiplas exposições a medicamentos, incluindo fentanil sem receita médica.
1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

A perda auditiva afeta aproximadamente 40 milhões de adultos americanos, mas apenas uma em cada 10 pessoas que precisam de aparelhos auditivos os utiliza, mostram pesquisas. Aqueles que não usam aparelhos auditivos, mas deveriam, podem querer repensar sobre o uso deles, de acordo com um novo estudo publicado no The Lancet Healthy Longevity. Os pesquisadores descobriram que adultos com perda auditiva que usavam aparelhos auditivos regularmente tinham um risco de mortalidade1 24% menor do que aqueles que nunca os usaram. Esses resultados são animadores porque sugerem que os aparelhos auditivos podem desempenhar um papel protetor na saúde2 das pessoas e prevenir a morte precoce.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - Próximos » - >>
91 a 100 (Total: 3835)
  • Entrar
  • Receber conteúdos