news.med.br
Medical Journal - 14/07/21
Transtornos de ansiedade, obsessivo-compulsivo e relacionados ao estresse frequentemente co-ocorrem, e os pacientes frequentemente apresentam sintomas1 em vários domínios. O tratamento envolve o uso de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) e inibidores seletivos da recaptação da serotonina e norepinefrina (ISRSNs), mas faltam dados sobre eficácia comparativa e aceitabilidade. Neste estudo, publicado na revista PLOS Medicine, observou-se que todos os ISRSs e ISRSNs foram eficazes para múltiplos domínios de sintomas1 e em pacientes de todas as categorias diagnósticas incluídas. Foram encontradas diferenças mínimas entre os medicamentos em relação à eficácia e aceitabilidade. Essa metanálise de rede de três níveis contribui para uma discussão em andamento sobre o verdadeiro benefício dos antidepressivos com evidências robustas.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Medical Journal - 14/07/21
Novo estudo, publicado pelo The Lancet Neurology, buscou estabelecer se a estimulação do nervo occipital poderia servir como um tratamento eficaz para pacientes1 com cefaleia2 em salvas crônica intratável com medicamentos. Foi demonstrado que a intensidade de estimulação do nervo occipital de 100% e a intensidade de estimulação do nervo occipital de 30% reduziram substancialmente a frequência de ataques e foram seguros e bem tolerados. A mediana das frequências médias de ataques semanais na população total diminuiu desde o início para 7,38 nas semanas 21-24, uma alteração mediana de -5,21 ataques por semana. Pesquisas futuras devem se concentrar na otimização dos protocolos de estimulação e no desemaranhamento do mecanismo de ação subjacente.
1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
   [Mais...]

Saúde - 13/07/21
Em 21 de abril de 2021, a triagem neonatal para a doença falciforme foi lançada em Ndola, Zâmbia. O primeiro programa de triagem neonatal da doença falciforme e intervenção terapêutica1 precoce faz parte do Consórcio para Triagem Neonatal na África (CONSA, do inglês Consortium on Newborn Screening in Africa). De acordo com notícia publicada no The Lancet Haematology, o CONSA foi lançado em 2016 para lidar com a carga global da doença falciforme e mostra o valor da triagem neonatal e como ela pode ser implementada em diversos ambientes em toda a África Subsaariana. O objetivo do CONSA é introduzir práticas de tratamento padrão para triagem e terapias de intervenção precoces nas instituições participantes, rastreando de 10.000 a 16.000 bebês2 por ano, e fornecer serviços clínicos de acompanhamento para bebês2 com teste positivo para a doença.
1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Pharma News - 13/07/21
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu aprovação ao etexilato de dabigatrana (Pradaxa) para o tratamento de coágulos sanguíneos em pacientes pediátricos com tromboembolismo1 venoso (TEV) e prevenção de coágulos sanguíneos recorrentes em pacientes que completaram o tratamento para TEV. Este é o primeiro medicamento anticoagulante2 oral para uso em crianças na história da organização. O medicamento foi aprovado para tratar crianças de 3 meses a menos de 12 anos com tromboembolismo1 venoso imediatamente após terem sido tratadas com um anticoagulante2 injetável durante pelo menos cinco dias. A FDA também aprovou as pílulas orais de Pradaxa para prevenir coágulos recorrentes entre pacientes da mesma faixa etária que completaram o tratamento para seu primeiro tromboembolismo1 venoso.
1 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
2 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/07/21
Até o momento, não foram relatados dados imunológicos sobre esquemas de vacinação heteróloga de COVID-19 em humanos. Neste estudo, publicado no The Lancet, avaliou-se a imunogenicidade e a reatogenicidade da vacina1 BNT162b2 (Comirnaty, BioNTech, Mainz, Alemanha) administrada como segunda dose em participantes que receberam a primeira dose de ChAdOx1-S (Vaxzevria, AstraZeneca, Oxford, Reino Unido). Os resultados demonstraram que a vacina1 BNT162b2 administrada como uma segunda dose em indivíduos vacinados com ChAdOx1-S induziu uma resposta imune robusta, com um perfil de reatogenicidade aceitável e administrável.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/07/21
Uma revisão e metanálise aguardada do uso da ivermectina na COVID-19 foi publicada. A ivermectina é um medicamento antiparasitário que está sendo investigado para reaproveitamento contra o SARS-CoV-2. Esta metanálise, publicada no Open Forum Infectious Diseases, investigou a ivermectina em 24 ensaios clínicos1 randomizados, dos quais 8 eram artigos publicados, 9 estavam disponíveis como pré-impressão, 6 eram resultados não publicados compartilhados para esta análise e 1 relatou os resultados por meio de um site de registro de ensaios. Em 11 ensaios clínicos1 de infecção2 moderada / grave, houve uma redução de 56% na mortalidade3 com recuperação clínica favorável e hospitalização reduzida, mas os pesquisadores notaram que o número total de mortes foi pequeno e não houve diferença entre a ivermectina e os controles no subgrupo com doença grave. Os resultados precisam ser validados em estudos confirmatórios maiores.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 09/07/21
Novo estudo, publicado na revista Nature, descreve como o uso de um truque quântico com a luz permitiu a pesquisadores examinar as células1 vivas com detalhes sem precedentes sem destruí-las, uma técnica que pode melhorar os diagnósticos médicos e as pesquisas em microbiologia. Os pesquisadores usaram um tipo de microscópio com duas fontes de luz laser, mas enviaram um dos feixes através de um cristal especialmente projetado que “comprime” a luz. O sistema desenvolvido foi capaz de fazer medições 35% mais nítidas do que um dispositivo semelhante que não usava luz comprimida.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Medical Journal - 08/07/21
Mosquitos Aedes aegypti infectados com a cepa1 wMel de Wolbachia pipientis são menos suscetíveis do que o A. aegypti de tipo selvagem à infecção2 pelo vírus3 da dengue4. Em publicação do The New England Journal of Medicine, pesquisadores descrevem um ensaio clínico envolvendo a liberação de mosquitos A. aegypti infectados com wMel para o controle da dengue4 em Yogyakarta, na Indonésia. Os resultados mostraram que a eficácia protetora da intervenção foi de 77,1% e foi semelhante contra os quatro sorotipos do vírus3 da dengue4. Assim, a introgressão5 de wMel nas populações de A. aegypti foi eficaz na redução da incidência6 de dengue4 sintomática7 e resultou em menos hospitalizações por dengue4 entre os participantes.
1 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
5 Introgressão: Em genética, é também conhecida como “hibridação introgressiva“, que quer dizer o movimento de um gene de uma espécie para o acervo genético de uma outra espécie através de repetidos retrocruzamentos entre um híbrido e sua original geração progenitora. Ou seja, envolve processo de alteração genética.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
7 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/07/21
Em estudo publicado no JAMA Dermatology, os resultados sugerem que a dermatite1 atópica está associada a problemas de aprendizagem. Foi demonstrado que, entre crianças com dermatite1 atópica confirmada por médico, aquelas com doença leve, moderada ou grave tinham uma probabilidade significativamente maior de relatar um diagnóstico2 de distúrbio de aprendizagem por um profissional de saúde3 em comparação com aquelas com pele4 livre ou quase livre. O agravamento da gravidade da dermatite1 foi associado a taxas mais elevadas de dificuldade de aprendizagem de uma forma dose-dependente, independentemente das características socioeconômicas, idade de início da dermatite1 atópica e outros transtornos relacionados.
1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/07/21
Os relatos de associações entre maior consumo de alimentos ultraprocessados e riscos elevados de obesidade1, doenças não transmissíveis e mortalidade2 em adultos estão aumentando. No entanto, associações de consumo de alimentos ultraprocessados com trajetórias de adiposidade de longo prazo nunca foram investigadas em crianças. Neste estudo, publicado no JAMA Pediatrics, as trajetórias de crescimento do índice de massa corporal3, índice de massa gorda4, peso e circunferência da cintura de 7 a 24 anos de idade foram maiores entre as crianças com o quintil5 mais alto (versus mais baixo) de consumo de alimentos ultraprocessados. Ações radicais e eficazes de saúde6 pública que reduzem a exposição das crianças e seu consumo de alimentos ultraprocessados e removem as barreiras ao acesso a alimentos minimamente processados são urgentemente necessárias para neutralizar o crescente fardo da obesidade1.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Massa gorda: É a porção de massa do organismo constituída de gordura armazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras, responsável pelo funcionamento fisiológico normal). A massa gorda é o resultado em quilos do percentual de gordura existente no organismo. Por exemplo, um indivíduo de 100 quilos e com percentual de gordura de 38%, pode ter o valor da massa gorda calculado em 38 quilos.
5 Quintil: 1. Em estatística, diz-se de ou qualquer separatriz que divide a área de uma distribuição de frequência em cinco domínios de áreas iguais. O termo quintil também é utilizado, por vezes, para designar uma das quintas partes da amostra ordenada. 2. Em astronomia, é o aspecto de dois planetas distantes 72° entre si (distância angular correspondente a um quinto do Zodíaco). 3. Em matemática, é o mesmo que quíntico. A palavra quintil deriva do latim quintus, que significa quinto.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
21 a 30 (Total: 2814)
  • Entrar
  • Receber conteúdos