news.med.br  -  Pharma News
Comunicado da Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, alerta sobre os produtos com metilfenidato, um tipo de estimulante usado para tratar déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), e que pode em casos raros causar ereções prolongadas e por vezes dolorosas conhecidas como priapismo1.
1 Priapismo: Condição, associada ou não a um estímulo sexual, na qual o pênis ereto não retorna ao seu estado flácido habitual. Essa ereção é involuntária, duradora (cerca de 4 horas), geralmente dolorosa e potencialmente danosa, podendo levar à impotência sexual irreversível, constituindo-se numa emergência médica.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos (EUA), concedeu hoje a aprovação acelerada do Perjeta (pertuzumabe) como parte de um regime de tratamento completo para os pacientes com estágio inicial de câncer1 de mama2 antes da cirurgia (definição para neoadjuvante). Perjeta é o primeiro medicamento aprovado pela FDA para o tratamento neoadjuvante do câncer1 de mama2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Artigo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) relata que, em crianças e adolescentes com doença de Crohn1 refratária, a talidomida em comparação com o placebo2 resultou em remissão clínica na oitava semana de tratamento e na manutenção da remissão por longo prazo durante a extensão do acompanhamento no presente estudo.
1 Doença de Crohn: Doença inflamatória crônica do intestino que acomete geralmente o íleo e o cólon, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino. A doença cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. A causa da doença de Crohn ainda não é totalmente conhecida. Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre moderada, sensação de distensão abdominal, perda de apetite e de peso.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Um ensaio randomizado1, publicado pelo periódico The Lancet, avaliou a segurança e a eficácia do pimavanserin, uma nova medicação não-dopaminérgica para o tratamento de sintomas2 psicóticos em pessoas com doença de Parkinson3.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma medicação à base de estrogênio conjugado e bazedoxifeno, o Duavee, para tratar mulheres com sintomas1 vasomotores moderados a graves associados à menopausa2, bem como prevenir a osteoporose3 pós-menopausa2.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
   [Mais...]

A agência Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Brintellix (vortioxetine) para o tratamento de adultos com transtorno depressivo maior.   [Mais...]
A agência Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, está analisando o uso do Perjeta (pertuzumabe) como primeira opção no tratamento do câncer1 de mama2 antes mesmo da cirurgia de remoção do tumor3, como uma tentativa de reduzir o tamanho dos nódulos. A decisão de aprovação deve sair em 31 de outubro deste ano.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, ampliou os usos aprovados do Abraxane (partículas de paclitaxel ligadas a proteínas1 para preparação de uma suspensão injetável, com administração gota2 a gota2 em uma veia) para o tratamento de pacientes com câncer3 de pâncreas4 metastático em estágio final.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
   [Mais...]

Estudo do Vanderbilt University Medical Center, publicado pelo The Journal of the American Medical Association in Psychiatry (JAMA Psychiatry), mostra que crianças e jovens que fazem uso de antipsicóticos têm um risco elevado para diabetes tipo 21 e este risco aumenta com a dose cumulativa.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Tivicay (dolutegravir), um novo medicamento para tratar a infecção1 pelo HIV2-1. Tivicay é um inibidor da transferência da cadeia pela integrase, que interfere com as enzimas necessárias para o HIV2 multiplicar-se.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
   [Mais...]

» Diabetes: salsalato melhora glicemia em diabéticos tipo 2 e diminui circulação de mediadores inflamatórios, publicado pelo Annals of Internal Medicine
» Invokana: nova opção de tratamento para diabéticos tipo 2 aprovada pelo FDA
» EMA: evidências são insuficientes para falar que incretinas podem aumentar risco de pancreatite ou de neoplasia pancreática em diabéticos tipo 2
» NEJM: clopidogrel com aspirina é superior à aspirina sozinha para reduzir o risco de AVC após ataque isquêmico transitório ou derrame pequeno e não aumenta risco de hemorragia
» FDA: Benicar (olmesartana medoxomila), usado para tratar a hipertensão arterial, pode causar diarreia grave e perda de peso substancial
» BMJ: lítio é eficaz para reduzir risco de suicídio em pacientes com transtorno de humor
» The Lancet: efeitos do daglutril, um inibidor combinado da enzima endopeptidase neutral e da enzima conversora de endotelina, sobre a pressão arterial de pacientes diabéticos tipo 2 com albuminúria
» Novartis informa que o omalizumabe melhorou significativamente a coceira na urticária crônica espontânea, de acordo com dados do estudo GLACIAL
» Anvisa mantém venda e monitoramento da sibutramina no Brasil
» Benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos podem estar associados à disfunção erétil, de acordo com resultados da Boston Area Community Health (BACH) Survey


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos