news.med.br  -  Medical Journal
Obter tratamento avançado imediatamente após o diagnóstico1 da doença de Crohn2 melhora os resultados dos pacientes, de acordo com um estudo de um ano envolvendo 386 pessoas, publicado pelo The Lancet Gastroenterology & Hepatology. Cerca de 80 por cento das pessoas que receberam infliximabe logo após o diagnóstico1 da doença controlaram os seus sintomas3 após um ano, em comparação com apenas 15 por cento daqueles que seguiram um regime padrão.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Doença de Crohn: Doença inflamatória crônica do intestino que acomete geralmente o íleo e o cólon, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino. A doença cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. A causa da doença de Crohn ainda não é totalmente conhecida. Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre moderada, sensação de distensão abdominal, perda de apetite e de peso.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Pessoas com níveis elevados de niacina, também conhecida como vitamina1 B3, no sangue2 podem ter maior probabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral3 do que aquelas com níveis mais baixos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Medicine. Quantidades excessivas da vitamina1, que é rotineiramente adicionada a alimentos fortificados e pode ser tomada como suplemento, podem inflamar os vasos sanguíneos4. Os resultados do estudo indicam que os produtos de degradação terminal do excesso de niacina, 2PY e 4PY, estão ambos associados ao risco residual de doenças cardiovasculares5.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
5 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
   [Mais...]

A fadiga1 na encefalomielite miálgica/síndrome2 da fadiga1 crônica (EM/SFC) pós-infecciosa pode resultar da disfunção de regiões integrativas do cérebro3 que impulsionam o córtex motor, sugeriu um estudo de fenotipagem profunda. As descobertas do estudo, publicado na revista Nature Communications, mostraram diferenças fisiológicas4 notáveis no sistema imunológico5, na função cardiorrespiratória, no microbioma6 intestinal e na atividade cerebral de 17 pacientes com EM/SFC em comparação com um grupo de 21 participantes saudáveis. As descobertas podem ter implicações para pacientes7 com Covid longa, que muitas vezes inclui sintomas8 semelhantes ou idênticos aos da EM/SFC.
1 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
6 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
7 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Usando uma nova tecnologia desenvolvida no MIT, diagnosticar o câncer1 de pulmão2 pode se tornar tão fácil quanto inalar sensores de nanopartículas e depois fazer um teste de urina3 que revela se um tumor4 está presente, tornando o rastreio do câncer1 de pulmão2 mais acessível em todo o mundo. O novo diagnóstico5 é baseado em nanosensores que podem ser administrados por um inalador ou nebulizador. Se os sensores encontrarem proteínas6 ligadas ao câncer1 nos pulmões7, produzem um sinal8 que se acumula na urina3, onde pode ser detectado com uma simples tira de teste de papel. As descobertas foram descritas na revista Science Advances.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
7 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
8 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
   [Mais...]

Nanopartículas liberadoras de medicamentos podem ajudar a tratar a osteoartrite1. Em camundongos com sinais2 da doença, uma única injeção3 das partículas aliviou a dor durante meses, de acordo com estudo publicado na revista Science Advances. O medicamento chamado pazopanibe é conhecido por proporcionar um alívio breve da dor da artrite4. Na nova pesquisa, foi sugerido que encapsulá-lo em nanopartículas poderia fazer com que seus efeitos durassem muito mais tempo. Os resultados demonstraram que a inibição baseada em nanopartículas dos receptores do fator de crescimento endotelial vascular5 alivia a dor da osteoartrite1 e os danos à cartilagem6.
1 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
5 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Cartilagem: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
   [Mais...]

A entrega de medicamentos aos pulmões1 através de nanopartículas inaláveis pode ajudar a tratar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em camundongos com sinais2 da doença, as nanopartículas projetadas para liberar antibióticos nas profundezas dos pulmões1 reduziram a inflamação3 e melhoraram a função pulmonar, de acordo com um estudo publicado na Science Advances. Em média, os camundongos tratados com as nanopartículas tinham cerca de 98% menos bactérias patogênicas dentro dos pulmões1 do que aqueles que receberam apenas antibiótico.
1 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
   [Mais...]

Um estudo de células1 humanas revela que fumar pode influenciar certas respostas imunológicas na mesma medida que a idade ou a genética. De acordo com as descobertas, publicadas na revista Nature, fumar pode alterar o sistema imunológico2 de maneiras que persistem por muito tempo após abandonar o hábito. Fumar influencia tanto as respostas imunes inatas quanto as adaptativas. Notavelmente, o seu efeito nas respostas inatas é rapidamente perdido após a cessação do tabagismo, enquanto o seu efeito nas respostas adaptativas persiste muito depois de os indivíduos pararem de fumar e está associado à memória epigenética.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
   [Mais...]

Pacientes com melanoma1 cutâneo2 primário clinicamente localizado que fumavam cigarros no momento do diagnóstico3 tiveram um risco aumentado de mortalidade4 associada ao melanoma1, mostrou um estudo de coorte5 publicado no JAMA Network Open. Numa análise post hoc de dados derivados de dois ensaios randomizados envolvendo mais de 6.000 pacientes, o tabagismo atual foi associado a um risco 48% maior de morte associada ao melanoma1 em comparação com nunca fumar. Notavelmente, o ex-tabagismo não mostrou associação. Além disso, um hábito de fumar mais pesado foi associado a piores resultados. Pacientes que fumavam 20 ou mais cigarros por dia tiveram um risco 63% maior de morte associada ao melanoma1 em comparação com não fumantes.
1 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
2 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
5 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

Nove em dez pessoas com uma doença genética rara que causa reações inflamatórias potencialmente fatais, chamada angioedema1 hereditário, parecem ter sido curadas, após participarem no primeiro ensaio de uma nova versão de uma terapia genética baseada em CRISPR. O estudo foi publicado no The New England Journal of Medicine. Dez pessoas que receberam o tratamento genético único, administrado diretamente no corpo, viram o número de “ataques de inchaço” cair 95% nos primeiros seis meses, à medida que a terapia fazia efeito. Desde então, todos, exceto um, não tiveram mais episódios durante, pelo menos, mais um ano.
1 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
   [Mais...]

As mulheres têm muito mais probabilidade do que os homens de ter o seu sistema imunológico1 voltado contra elas, resultando numa série de doenças chamadas autoimunes2, como o lúpus3 e a esclerose múltipla4. Um estudo publicado na revista Cell oferece uma explicação enraizada no cromossomo5 X. A pesquisa sugere que um conjunto especial de moléculas, chamadas Xist, que atuam no cromossomo5 X extra transportado pelas mulheres, pode por vezes confundir o sistema imunológico1.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
3 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
4 Esclerose múltipla: Doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, produzida pela alteração na camada de mielina. Caracteriza-se por alterações sensitivas e de motilidade que evoluem através do tempo produzindo dano neurológico progressivo.
5 Cromossomo: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
   [Mais...]

» Perda de peso duradoura foi observada após apenas algumas injeções de um novo medicamento
» HPV de alto risco em mulheres aumenta risco de morte por doença cardíaca
» Outro medicamento inibidor da PCSK9 prova seu valor para crianças com colesterol alto hereditário
» Risco de suicídio 8 vezes maior após diagnóstico de um distúrbio reprodutivo comum
» Síndrome dos ovários policísticos foi associada a pontuações mais baixas em testes cognitivos na meia-idade
» Mesmo com a patologia de Alzheimer, estilos de vida saudáveis podem preservar a cognição
» Um jogo estilo tapete de dança pode ajudar a impedir as quedas em idosos
» Terapia sequencial aumenta a sobrevivência no câncer de pâncreas metastático, com uma redução de 32% no risco de morte
» Pesquisadores encontram um inibidor natural para morte celular por ferroptose
» Fumantes que param de fumar e persistem observam maior redução no risco de câncer


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos