news.med.br  -  Medical Journal
Os transtornos mentais estão associados à mortalidade1 prematura. Há pesquisas crescentes que examinam a expectativa de vida2 e os anos potenciais de vida perdidos (APVP) para quantificar o impacto da doença na sobrevivência3 de pessoas com transtornos mentais. Neste estudo publicado no jornal científico eClinicalMedicine, demonstrou-se que os transtornos mentais estão associados à redução substancial da expectativa de vida2, que é de natureza transdiagnóstica, abrangendo uma ampla gama de diagnósticos. Análises estratificadas por transtornos revelaram que os transtornos por uso de substâncias tinham a menor expectativa de vida2, além de exibirem os maiores APVP.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Em um novo estudo publicado na revista Nature, pesquisadores revelam que o câncer1 cerebral aproveita um tipo inesperado de processo celular. Segundo eles, conexões sinápticas entre células2 cancerígenas e neurônios3 podem impulsionar o crescimento do tumor4. Análises de tumores cerebrais revelam como as células2 cancerígenas aumentam a força das sinapses com os neurônios3 para promover a sobrevivência5 do tumor4. Em um contexto mais amplo, esse e outros estudos implicam que o cérebro6 e o corpo estão mais interligados do que antes se imaginava.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
6 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

A inflamação1 – a primeira linha de defesa do corpo contra lesões2 e patógenos – é a principal causa da dor. No entanto, algumas pessoas continuam a sentir dor mesmo após a resolução da inflamação1. Novas descobertas, publicadas na Cell Reports Medicine, indicam que as mitocôndrias3 em certos neurônios4 sensoriais podem estar ligadas à dor crônica, e um tipo de vitamina5 B3, chamado ribosídeo de nicotinamida, alivia essa dor persistente em ratos, sugerindo que também poderia potencialmente tratar a dor crônica em humanos.
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Mitocôndrias: Organelas semi-autônomas que se auto-reproduzem, encontradas na maioria do citoplasma de todas as células, mas não de todos os eucariotos. Cada mitocôndria é envolvida por uma membrana dupla limitante. A membrana interna é altamente invaginada e suas projeções são denominadas cristas. As mitocôndrias são os locais das reações de fosforilação oxidativa, que resultam na formação de ATP. Elas contêm RIBOSSOMOS característicos, RNA DE TRANSFERÊNCIA, AMINOACIL-T RNA SINTASES e fatores de alongação e terminação. A mitocôndria depende dos genes contidos no núcleo das células no qual se encontram muitos RNAs mensageiros essenciais (RNA MENSAGEIRO). Acredita-se que a mitocôndria tenha se originado a partir de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com os protoeucariotos primitivos.
4 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Um robô macio pode realizar procedimentos cirúrgicos complexos dentro de um coração1 batendo. O dispositivo pode manejar ferramentas dentro de uma das câmaras do coração1 enquanto se apoia em um estabilizador instalado em uma veia cardíaca importante. As descobertas foram publicadas na revista Science Advances. Como o dispositivo aborda desafios contínuos na intervenção intracardíaca minimamente invasiva, ele pode permitir o desenvolvimento de intervenções baseadas em cateteres.
1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
   [Mais...]

A prática de interromper brevemente a medicação anti-hipertensiva de alguns pacientes antes de cirurgia não cardíaca não funcionou como pretendido e, de fato, levou ao excesso de hipertensão1 aguda, de acordo com um estudo publicado no European Heart Journal. As taxas de lesão2 miocárdica não foram piores, sendo até mesmo numericamente melhores, para pessoas randomizadas para continuarem com seus inibidores do sistema renina-angiotensina (41,3%) em comparação com pares sujeitos à retirada individualizada e com base farmacocinética desses medicamentos comuns em preparação para cirurgia eletiva3 (48,3%).
1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Eletiva: 1. Relativo à eleição, escolha, preferência. 2. Em medicina, sujeito à opção por parte do médico ou do paciente. Por exemplo, uma cirurgia eletiva é indicada ao paciente, mas não é urgente. 3. Cujo preenchimento depende de eleição (diz-se de cargo). 4. Em bioquímica ou farmácia, aquilo que tende a se combinar com ou agir sobre determinada substância mais do que com ou sobre outra.
   [Mais...]

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) foi associado ao diagnóstico1 de ceratocone em homens, de acordo com um estudo transversal de base populacional israelense, publicado no JAMA Ophthalmology. Observando os registros médicos de mais de 900.000 militares, aqueles com ceratocone tinham maior probabilidade de serem diagnosticados com TDAH em comparação com a população em geral, e os resultados permaneceram significativos após ajustes para idade, sexo e status intelectual. Ao estratificar por idade, o ceratocone foi associado ao TDAH em homens, mas não em mulheres. O fator de risco2 mais importante para o ceratocone é a fricção repetitiva dos olhos3, que irrita a superfície da córnea4.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
3 Olhos:
4 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
   [Mais...]

As evidências de que o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos está associado a um risco aumentado de demência1 são escassas e inconsistentes, e fontes potenciais de viés não foram testadas. O objetivo deste estudo, publicado no JAMA Network Open, foi examinar a associação entre TDAH em adultos e o risco de demência1. Os resultados apontam que o TDAH na idade adulta foi associado a um risco aumentado de demência1.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Num estudo publicado na revista Neuron, a equipe médica de uma paciente com uma forma grave de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) que também apresentava epilepsia1 relatou que um único eletrodo de 32 milímetros de comprimento, sintonizado para detectar os seus sinais2 neurais únicos, foi capaz de controlar ambas as condições. Ao contrário da estimulação cerebral profunda (ECP) tradicional, que fornece estimulação constante, o dispositivo em questão é “responsivo”; ele só fornece choques elétricos quando detecta padrões irregulares no cérebro3 associados ao início de uma convulsão4 ou pensamentos compulsivos. A ECP responsiva já é usada para epilepsia1, mas a equipe médica diz que é a primeira vez que é usada para TOC, bem como para tratar simultaneamente duas condições.
1 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Convulsão: Episódio agudo caracterizado pela presença de contrações musculares espasmódicas permanentes e/ou repetitivas (tônicas, clônicas ou tônico-clônicas). Em geral está associada à perda de consciência e relaxamento dos esfíncteres. Pode ser devida a medicamentos ou doenças.
   [Mais...]

Um homem com doença de Parkinson1 que caía até seis vezes por dia agora pode caminhar vários quilômetros sem cair graças a um dispositivo que estimula eletricamente a medula espinhal2, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Medicine. O homem experimentou uma melhoria substancial na sua capacidade de andar. Os resultados, embora baseados na experiência de uma pessoa, sugerem que esta técnica pode ser amplamente utilizada para tratar déficits de movimento em pessoas com esta doença.
1 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
2 Medula Espinhal:
   [Mais...]

Um estudo publicado na revista Science Immunology, realizado em ratos, sugere que os efeitos benéficos do exercício podem ser impulsionados, pelo menos parcialmente, pelo sistema imunológico1. Ele mostra que a inflamação2 muscular causada pelo esforço mobiliza células3 T que combatem a inflamação2, ou Tregs, que aumentam a capacidade dos músculos4 de usar a energia como combustível e melhoram a resistência geral ao exercício.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

» Como a doença de Huntington começa antes do aparecimento dos sintomas
» Abordagem não convencional para Clostridioides difficile: experimentos apoiam o tratamento da inflamação em vez das bactérias
» Enxaquecas foram associadas a variantes genéticas raras que podem otimizar tratamentos
» Ensaio clínico produz novo tratamento padrão de primeira linha para o câncer de bexiga avançado
» Septoplastia se mostrou mais eficaz do que o manejo com spray nasal em pessoas com desvio de septo
» Exame de fezes caseiro detecta câncer de intestino com mais de 90% de precisão
» Consumo regular de carne vermelha pode estar associado a maior risco de diabetes tipo 2
» Oclusão da artéria da retina foi associada a maiores riscos de morte e eventos vasculares
» Estudo aponta associação entre hipertensão recente e não tratada e o desenvolvimento de miomas na meia-idade
» Ganho excessivo de peso durante a gravidez foi associado à morte precoce


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos