news.med.br  -  Para pacientes
O diabetes1 é uma doença que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros. Dentre as suas complicações crônicas, que ocorrem mais rapidamente naquelas pessoas que não fazem um controle adequado de seus níveis de glicemia2 (açúcar3) no sangue4, está o popularmente conhecido pé diabético. Alguns cuidados simples podem prevenir tal condição e criar a possibilidade de se evitar as amputações de membros em 100% dos casos. Este material pode ser distribuído gratuitamente a médicos e pacientes.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
3 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

O Retinoblastoma é um tumor1 maligno originário de celúlas da retina2, que é a membrana do olho3 sensível à luz. Quando a luz do flash de uma câmera fotográfica bate sobre os olhos4 e reflete o branco na pupila, é possível ver o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor1. Quando notar esse sintoma5, procure um oftalmologista6 para realizar os exames necessários e verificação do problema. Ajude a divulgar esta campanha.
1 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
2 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
3 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
4 Olhos:
5 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Oftalmologista: Médico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que acometem os olhos. Podem prescrever óculos de grau e lentes de contato.
   [Mais...]

No final de ano, toda a família se reúne para as festas. Foi-se o tempo em que o controle da alimentação nesta época se transformava num grande problema para os diabéticos. Arroz doce, sonho, rabanada. No dia 14 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Diabetes1, a Centralx2 preparou este livro de culinária, no qual você poderá conferir receitas de pratos saborosos e saudáveis para toda a família. (Baixe gratuitamente para seus pacientes).
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
   [Mais...]

A capacidade de um indivíduo aprender e se sair bem em uma variedade de ambientes depende da interação entre a sua carga genética e os cuidados que recebe. As oportunidades de desenvolvimento estão no auge nos primeiros meses de vida. Confira, aqui, o material de apoio aos pacientes.   [Mais...]
Alguns cuidados simples no dia-a-dia podem transformar a vida de uma mulher. A prevenção das doenças que acometem o público feminino é importante para um futuro mais saudável e para a melhoria do bem-estar de todos. Este material pode ser distribuído gratuitamente a médicos e pacientes.   [Mais...]
A asma1 é uma doença respiratória crônica que afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 400.000 internações hospitalares por ano e incontáveis atendimentos ambulatoriais principalmente nas emergências. Veja aqui o que sente uma pessoa com crise de asma1, quais agentes ambientais estão relacionados a seu desenvolvimento e quais cuidados devem ser tomados para prevenção.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
   [Mais...]

A rinite1 é uma inflamação2 alérgica da mucosa3 do nariz4 que incomoda os que sofrem deste mal. Ocorre de forma repetida, causa desconforto e pode atrapalhar o desempenho no trabalho e afetar o bem-estar. Com o objetivo de orientar e esclarecer aqueles que procuram informações sobre esta doença, nossa equipe disponibilizou este material para livre cópia e distribuição.
1 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
   [Mais...]

O câncer1 de pele2 é o tipo de câncer1 mais incidente3 no Brasil. O comportamento de obter um bronzeado rápido com a chegada do verão aumenta essas incidências. O Instituto Nacional do Câncer1 (INCA) prevê cerca de 120 mil novos casos de câncer1 de pele2 para 2006. Confira aqui uma cartilha de cuidados com a pele2 elaborada por nossa Equipe Médica para que você informe e eduque seus pacientes para a prevenção.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
   [Mais...]

Estima-se que 11% da população brasileira de 40 anos ou mais é portadora de diabetes1. Em 1996, a prevalência2 da doença era de 120 milhões de pessoas no mundo. A previsão é de que, em 2025, este número chegue a 250 milhões. As principais causas apontadas são: envelhecimento crescente, obesidade3, estilo de vida sedentário e modificações nos padrões diabéticos. O acompanhamento e educação dos pacientes através dos profissionais da saúde4 são iniciativas que podem evitar o agravamento dos diversos problemas acarretados por esta doença. Aqui você poderá baixar um dicionário gratuito elaborado para o esclarecimento de termos e assuntos relacionados ao diabetes1.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Reproduza livremente este material educativo sobre obesidade1 e informe seus pacientes sobre as opções de tratamento. Aqui você vai encontrar informações gerais sobre a obesidade1 no mundo, a legenda recomendada pela Organização Mundial de Saúde2 (OMS), dados sobre os diferentes tipos de obesidade1, como tratar, além de algumas técnicas úteis para controlar a ingestão de alimentos. Incluímos para seus pacientes também detalhes sobre cirurgia bariátrica3 e dicas para melhorar a atividade física.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Cirurgia Bariátrica:
   [Mais...]

» Orientações aos pacientes: como aproveitar melhor o tempo de uma consulta médica
» Sou hipertenso. O que fazer?
» Eu tenho Diabetes. E agora ?


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos