Gostou do artigo? Compartilhe!

Cerca de um médico por dia comete suicídio, de acordo com dados da American Foundation for Suicide Prevention

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Depressão e suicídio são comuns entre médicos, principalmente entre médicos residentes e bolsistas. Segundo dados da American Foundation for Suicide Prevention, de 300 a 400 médicos cometem suicídio a cada ano, cerca de um médico por dia. Um trabalho publicado pelo periódico JAMA Psychiatry mostra que há necessidade de organizações nacionais abordarem a saúde1 mental dos médicos residentes e bolsistas, propondo estratégias para a educação integral, o rastreio e o tratamento de pessoas em risco.

O estudo, coordenado por Carol A. Bernstein, relata que a formação médica envolve inúmeros fatores de risco para a doença mental, tais como encarar a mudança de responsabilidade social, demanda excessiva de tempo de trabalho, diminuição do sono, sentimentos de isolamento, necessidade de ter um sentido extraordinário de responsabilidade para com a vida humana e a morte, suporte psicológico inadequado e incoerente vendo-se diante da falta de sistemas de apoio.

Um conjunto de provas demonstrou que os formandos, em particular, estão em alto risco para a depressão e pensamentos suicidas, mas muitos programas de treinamento não têm sido capazes de identificar e fornecer tratamento para estes residentes e bolsistas de uma forma sistemática. O artigo sugere que as organizações americanas, tais como o conselho Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME), abordem a saúde1 mental dos residentes e bolsistas, propondo estratégias de educação integral, rastreio e tratamento dos indivíduos em risco.

Fonte: JAMA Psychiatry, volume 72, número 5, de maio de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. Cerca de um médico por dia comete suicídio, de acordo com dados da American Foundation for Suicide Prevention. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/756057/cerca-de-um-medico-por-dia-comete-suicidio-de-acordo-com-dados-da-american-foundation-for-suicide-prevention.htm>. Acesso em: 28 mar. 2024.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!