Medical Journal - segunda-feira, 17 de maio de 2010 - Atualizado em sexta-feira, 11 de junho de 2010
Atalho: 5EXUWVE
Avalie esta notícia

NEJM: suplementação de vitamina A em mulheres melhora o desempenho pulmonar de seus filhos

A+ A- Alterar tamanho da letra

Pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine mostra que, em uma população com deficiência crônica de vitamina1 A, a suplementação materna deste nutriente melhora a função pulmonar de seus filhos. Este benefício é aparente até os anos que antecedem a adolescência.

A vitamina1 A é importante para a regulação precoce do desenvolvimento pulmonar e para a formação alveolar de bebês2 e crianças. A quantidade desta vitamina1 no organismo materno pode ser importante para determinar a formação embriogênica alveolar e a deficiência desta vitamina1 pode levar a efeitos adversos na saúde pulmonar de bebês2 e crianças. Foi estudado o papel da suplementação a longo prazo de vitamina1 A ou betacaroteno em mulheres antes, durante e depois da gravidez3 em relação à função deste nutriente no desenvolvimento pulmonar da prole, em uma população com deficiência crônica desta vitamina1.

Investigou-se uma população rural de 1894 crianças entre 9 e 13 anos (1658 foram eleitas para participar do estudo), cujas mães tinham participado de um estudo randomizado, duplo-cego, controlado com placebo recebendo suplementação de vitamina1 A ou placebo durante 4 anos. Foi realizada espirometria4 em 83% destas crianças. Aquelas cujas mães receberam betacaroteno apresentaram volume expiratório forçado no primeiro segundo5 (VEF1) e capacidade vital forçada6 (CVF) melhores do que as crianças de mães que receberam placebo.

Os resultados da pesquisa mostram que em uma população com deficiência crônica de vitamina1 A, a suplementação materna desta vitamina1 antes, durante e depois da gestação melhora a função pulmonar dos filhos destas mulheres. Este benefício para a saúde pública é aparente nos anos que antecedem a adolescência.

Fonte: The New England Journal of Medicine, volume 362, de 13 de maio de 2010

NEWS.MED.BR, 2010. NEJM: suplementação de vitamina A em mulheres melhora o desempenho pulmonar de seus filhos. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/59139/nejm+suplementacao+de+vitamina+a+em.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012.