terça-feira, 17 de janeiro de 2012 - Atualizado em quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Atalho: 6ABII83

Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial, segundo artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention


Avalie esta notícia
A+ A- Alterar tamanho da letra

O café tem sido associado a níveis mais baixos de estrogênio e insulina1, dois hormônios envolvidos na carcinogênese endometrial, mas os dados prospectivos sobre a relação entre o consumo de café e o risco de câncer2 endometrial são limitados.

O estudo prospectivo Nurses' Health Study (NHS), com a participação de 67.470 mulheres entre 34 e 59 anos de idade e com seguimento de 26 anos, realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, avaliou o consumo de café em relação ao risco de câncer2 endometrial.

Os resultados mostraram que as mulheres que consomem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 25% menor de câncer2 de endométrio3 do que aquelas que consomem menos de uma xícara por dia. O consumo de chá não foi associado com o risco de câncer2 endometrial.

Estes dados prospectivos sugerem que o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia está associado a um menor risco de câncer2 endometrial. No entanto, a adição exagerada de açúcar4 e creme no café pode compensar quaisquer benefícios potenciais.

Os autores relatam que novos estudos são necessários para orientar o uso rotineiro de quatro xícaras de café ao dia.

Fonte: Cancer2 Epidemiology, Biomarkers & Prevention, de novembro de 2011

NEWS.MED.BR, 2012. Câncer de endométrio: café pode evitar o câncer endometrial, segundo artigo do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/255410/cancer-de-endometrio-cafe-pode-evitar-o-cancer-endometrial-segundo-artigo-do-cancer-epidemiology-biomarkers-amp-prevention.htm>. Acesso em: 23 fev. 2012.