quarta-feira, 12 de dezembro de 2007 - Atualizado em segunda-feira, 04 de abril de 2011
Atalho: 5VIB1MV

Estudo revela que consumo exagerado de carnes vermelhas ou de carne processada pode aumentar o risco de câncer

Avalie esta notícia
+1 Artigo publicado na revista científica PLoS Medicine relata que o consumo de carne vermelha ou de carne processada pode estar associado ao maior risco de desenvolver câncer1 de intestino e de pulmão2. O estudo também encontrou associação positiva entre risco mais elevado de ter um diagnóstico3 de câncer1 de esôfago4 e de fígado5 e a maior ingestão de carnes.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão:

Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.

3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Esôfago:

Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.

Artigo publicado na revista científica PLoS Medicine relata que o consumo de carne vermelha ou de carne processada pode estar associado ao maior risco de desenvolver câncer1 de intestino e de pulmão2. O estudo também encontrou associação positiva entre risco mais elevado de ter um diagnóstico3 de câncer1 de esôfago4 e de fígado5 e a maior ingestão de carnes.

Os pesquisadores analisaram a dieta e o histórico de saúde de 494 mil pessoas com idades entre 50 e 71 anos. Aqueles que consumiam mais carne tiveram, ao longo de oito anos, 25% a mais de chances de serem diagnosticados com o câncer1 colorretal. Em relação ao câncer1 de pulmão2, esse aumento foi de 20%. Eles afirmam que um em cada dez casos de câncer1 de pulmão2 e de intestino poderia ser evitado se as pessoas diminuíssem a ingestão de carnes vermelhas, carnes defumadas, presunto, salsichas e bacon. O estudo também encontrou associação positiva entre o consumo elevado de carnes vermelhas e processadas e um maior risco para câncer1 de esôfago4 e de fígado5.

Relatório do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer1 deste ano alertou que a carne vermelha é um dos principais fatores para o aparecimento da doença. A recomendação é que as pessoas parem de comer carne processada e limitem a ingestão de carne vermelha para até três bifes de 170 gramas por semana.

Os cientistas acreditam que a carne vermelha possui substâncias que podem aumentar a síntese de DNA e a proliferação celular, afetam o metabolismo6 hormonal, promovem danos aos radicais livres e produzem aminas heterocíclicas carcinogênicas, podendo desencadear o processo cancerígeno. Estas substâncias são: nitrosaminas – que requerem a ativação metabólica para se converter em formas carcinogênicas; nitrosamidas - que não requerem esta ativação; além de sais, nitratos, nitritos, ferro heme, gorduras saturadas7 e estradiol.

Os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de câncer1 nos Estados Unidos são o cigarro e a obesidade8. Entretanto, entendendo a complexa interação entre dieta, fumo e obesidade8, assim como a maneira como são metabolizados alimentos específicos e nutrientes, poderemos entender melhor como prevenir o câncer1.

 

Fontes: PLoS Medicine

NEWS.MED.BR, 2007. Estudo revela que consumo exagerado de carnes vermelhas ou de carne processada pode aumentar o risco de câncer. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/12309/estudo-revela-que-consumo-exagerado-de-carnes-vermelhas-ou-de-carne-processada-pode-aumentar-o-risco-de-cancer.htm>. Acesso em: 17 mai. 2012.