Medical Journal - segunda-feira, 03 de maio de 2010 - Atualizado em quarta-feira, 16 de junho de 2010
Atalho: 5E829VK
Avalie esta notícia

Limonada previne cálculos renais, segundo pesquisa do Comprehensive Kidney Stone Center, na Califórnia

A+ A- Alterar tamanho da letra

Beber limonada é uma das cinco estratégias para prevenir pedras nos rins1, de acordo com Roger L. Sur, diretor do UC San Diego Comprehensive Kidney Stone Center. Além disso, tomar bastante líquido, reduzir a ingestão de sal, de cálcio e das proteínas2 da dieta também ajuda na prevenção.

Os limões têm uma alta concentração de citrato, um inibidor natural da formação de cálculos renais. É a fruta com maior concentração desta substância. Em estudo recente, o Dr. Roger L. Sur mostrou que tomar o equivalente ao sumo de dois limões dissolvidos em dois litros de água diariamente reduz o índice de formação de cálculo3 renal4 de 1,00 para 0,13 pedra por paciente.

Pessoas que já tiveram pedras nos rins1 têm 50% de chance de apresentar a mesma condição uma segunda vez no intervalo de cinco a dez anos.

Fonte: UCSD (University of California, San Diego) - Comprehensive Kidney Stone Center

NEWS.MED.BR, 2010. Limonada previne cálculos renais, segundo pesquisa do Comprehensive Kidney Stone Center, na Califórnia. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/58584/limonada+previne+calculos+renais+se.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012.