sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pharma News - quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Atalho: 57U1T3E
Avalie esta notícia

Ginkgo biloba não melhora a memória de idosos, segundo estudo publicado no JAMA

A+ A- Alterar tamanho da letra

Uma das indicações de uso do fitoterápico Ginkgo biloba é para ativação da memória, principalmente de pessoas idosas. Estudo randomizado, publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA), mostra que o uso deste produto não resultou em menor declínio da função cognitiva tanto em idosos sem alterações de memorização como naqueles com danos cognitivos leves.

O estudo randomizado e duplo-cego, chamado The Ginkgo Evaluation of Memory (GEM) contou com a participação de 3069 idosos com idades entre 72 e 96 anos. A pesquisa foi conduzida em seis centros médicos acadêmicos nos Estados Unidos entre 2000 e 2008, com acompanhamento de cerca de 6 anos. Os participantes receberam 120 mg, duas vezes ao dia, de Ginkgo biloba (n=1545) ou placebo (n= 1524). Os pesquisadores avaliaram os efeitos do fitoterápico na memorização e na atividade mental.

Os resultados mostram que, comparado ao placebo, o uso de Ginkgo biloba não resultou em menor declínio da função cognitiva tanto em idosos sem alterações de memorização, como naqueles com danos cognitivos leves.

Fonte consultada:
JAMA - Volume 302, n° 24 de 23/30 de dezembro de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Ginkgo biloba não melhora a memória de idosos, segundo estudo publicado no JAMA. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/pharma-news/53380/ginkgo+biloba+nao+melhora+a+memoria.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012.

Complementos

08/01/2010 - Complemento feito por RM
Re: Ginkgo biloba não melhora a memória de idosos, segundo estudo publicado no JAMA
Leia-se no texto acima:

Os participantes receberam 120 mg, duas vezes ao dia, de Ginkgo biloba (n=1545) ou placebo (n= 1524).

Estou certa que respondi à sua questão

RM

31/12/2009 - Complemento feito por Gilberto Lima
Re: Ginkgo biloba não melhora a memória de idosos, segundo estudo publicado no JAMA
Não posso concordar com esta notícia, visto que minha espôsa tomava um cápsula de 80mg por dia, e teve uma melhora surpreendente não só na memória como no raciocínio, visto ser ela professora e usa muito a mente. Até dores de cabeça que ela tinha forte sumiram. Agora resta frisar que existem dosagem diferentes, existem cápsulas com 20mg cada!, qual foi a dosagem que os persquisadores usaram???, isso não é informado!!!!
  • Login
  • Assinar
  • Convidar

Notícias no celular
 

news.med.br em RSS