Medical Journal - terça-feira, 29 de maio de 2007 - Atualizado em sexta-feira, 04 de janeiro de 2008
Avalie esta notícia

Adultos que ingerem 2,5 porções de cereais por dia reduzem em um quarto a chance de desenvolver doenças cardiovasculares

A+ A- Alterar tamanho da letra

Após revisão literária, pesquisadores mostraram, em trabalho publicado no jornal Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, que uma dieta rica em cereais está relacionada à redução do risco de uma pessoa sofrer eventos cardiovasculares como infarto1 e derrame2. Em média, adultos que ingerem 2,5 porções de cereais por dia têm um quarto a menos de chance de desenvolver doença cardiovascular em relação àqueles que raramente consomem grãos integrais.

Em uma revisão de sete trabalhos científicos de referência na literatura, Mellen e colaboradores estudaram mais de 285.000 homens e mulheres que foram acompanhados por 6 a 15 anos. A conclusão mostrou que uma maior ingestão de cereais está significativamente ligada a um menor risco de doenças do coração3 e derrame2. Isto também é verdade quando outros fatores como o restante da dieta, exercícios físicos, peso e hábito de fumar são levados em conta.

A maioria dos americanos não ingere as 3 porções de cereais recomendadas e 40% deles não ingere nenhum cereal. Muitos desconhecem seus benefícios.

Grãos integrais/cereais contêm grande quantidade de fibras alimentares, nutrientes, vitaminas e minerais importantes como vitaminas B, vitamina4 E e selênio. Aveia, cevada, arroz integral, quinua entre outros cereais beneficiam o coração3 de várias maneiras: ajudam a reduzir o colesterol5, a glicemia6 e os níveis de insulina7, assim como melhoram o funcionamento dos vasos e reduzem inflamação8 no sistema circulatório9.

Os pesquisadores recomendam que os profissionais de saúde redobrem seu empenho para incentivar as pessoas a ingerirem mais grãos e divulguem seus benefícios para a saúde da população.


Fonte: Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases

NEWS.MED.BR, 2007. Adultos que ingerem 2,5 porções de cereais por dia reduzem em um quarto a chance de desenvolver doenças cardiovasculares. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/11328/adultos+que+ingerem+2+5+porcoes+de.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012.