sábado, 4 de fevereiro de 2012

Medical Journal - quarta-feira, 08 de julho de 2009
Avalie esta notícia

Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation

A+ A- Alterar tamanho da letra

No estudo, os pesquisadores estudaram os efeitos de nutrientes da dieta no comportamento da pressão arterial. Foram avaliados 4680  indivíduos, com idades entre 40 e 59 anos, da China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Os resultados mostraram que um aumento de cerca de 5% na ingestão de ácido glutâmico (percentual do total de proteínas1 ingeridas) está associado à redução da pressão arterial. As pressões sistólica e diastólica ficaram mais baixas cerca de 1,5 a 3,0 mmHg e 1,0 a 1,6 mmHg, respectivamente.

Os pesquisadores acreditam que estes achados ajudam a explicar o porquê da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) ajudar na redução da hipertensão2, já que é baseada na ingestão de pouco sal e muitos vegetais, cereais e grãos, os quais também são ricos em proteínas1 vegetais.

A redução é pequena, mas pode causar um grande impacto na saúde, ajudando na prevenção de doenças coronarianas, acidentes vasculares cerebrais e outras doenças cardíacas.

Estes resultados dizem respeito apenas a dietas alimentares ricas em ácido glutâmico. Não foram estudados os efeitos dos suplementos de ácido glutâmico.

Fonte: Circulation de 6 de julho de 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/37088/acido+glutamico+pode+ajudar+na+redu.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012.

Complementos

13/07/2009 - Complemento feito por Jussara Silva de Aguiar
Re: Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
Sem dúvidas, seguir uma dieta mais vegetariana possivel vai ajudar o nosso corpa a prevenir determinadas doenças, e essa notícia é mais uma prova disso!
09/07/2009 - Complemento feito por maria claraandrade
Re: Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
Éh muiTO IMORTANTE ESTAS INFORMAÇOES , PARA QUE POSSAMOS ESTAR ANTENADAS COM O QUE ESTA SENDO DE MAIS MODERNO , INCLUSIVE PARA INFORMAÇÃO , CO NOSSOS PACIENTES ...DIRECIONAR , E REALMENTE INFORMAR , JA QUE ELES NAO TEM ACESSO .....
MUITO BOM , E QUERO QUE ME MANDEM SEMPRE ESTES INFORMATIVOS.......
OBRIGADA!!!!!!!!!! CLARA ANDRADE /NATAL-RN/BRASIL...

09/07/2009 - Complemento feito por pierre antaki
Re: Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
Nao vamos esquecer que a dieta DASH ajuda, mas tambem os exercicios aerobicos ajudam muito mais.
A ingestao de pouco sal tambem ajuda.

Glossário

1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
  • Login
  • Assinar
  • Convidar

Notícias no celular
 

news.med.br em RSS