Medical Journal - segunda-feira, 23 de outubro de 2006
Avalie esta notícia

A Vitamina D pode retardar a progressão do câncer de mama

A+ A- Alterar tamanho da letra

De acordo com um pequeno estudo realizado por pesquisadores ingleses e publicado no Journal of Clinical Pathology, mulheres com câncer1 de mama em estágio inicial têm níveis mais altos de vitamina2 D no sangue3 do que mulheres com a doença em estágio mais avançado.

Os níveis de vitamina2 D também são mais baixos em mulheres com câncer1 de mama, quando comparadas àquelas sem a doença. Segundo os pesquisadores, estes resultados sugerem que a vitamina2 D pode desempenhar um importante papel na prevenção da progressão da doença.

A vitamina2 D é produzida pelo corpo em resposta à exposição ao sol. Também pode ser encontrada em ovos, fígado4 e produtos lácteos fortificados.

No estudo, os pesquisadores compararam os níveis sangüíneos de vitamina2 D, cálcio e paratohormônio de 75 mulheres com câncer1 de mama avançado e 204 mulheres com a doença em estágio inicial.

Eles observaram que mulheres com câncer1 de mama em estágio inicial têm níveis mais altos de vitamina2 D no sangue3 do que mulheres com a doença em estágio mais avançado.

Os níveis de vitamina2 D também são mais baixos em mulheres com câncer1 de mama, quando comparadas àquelas sem a doença.

Os níveis de cálcio não tiveram diferença significativa nos grupos. A vitamina2 D acelera a atividade de certos genes e freia a de outros.

Fonte: Journal of Clinical Pathology

NEWS.MED.BR, 2006. A Vitamina D pode retardar a progressão do câncer de mama. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/1892/a+vitamina+d+pode+retardar+a+progre.htm>. Acesso em: 4 fev. 2012.